Universidade de Singapura utiliza dados para prever o fim da pandemia em cada país

Poderemos estar no estágio final da pandemia entre os dias 6 e 18 de junho

A Universidade de Tecnologia e Design de Singapura disponibilizou no dia 18 deste mês um monitoramento de previsão baseado em dados, que calcula quais as datas estimadas para o fim da Covid-19 em diferentes países. De acordo com ele, a pandemia do novo coronavírus no Brasil deve chegar ao fim no início de junho. 

Os monitoramentos foram produzidos por pesquisadores do laboratório de inovação orientada por dados e estão disponíveis no site da universidade. Segundo Jianxi Luo, diretor do laboratório responsável pelo estudo, as primeiras previsões foram feitas por “pura curiosidade” em relação ao fim da pandemia em Singapura e as informações de outros países foram acrescentadas conforme os pedidos de quem visitava o site. 

As estimativas são diariamente atualizadas de acordo com as informações mais recentes sobre a doença em cada país, baseando-se nos relatórios de casos confirmados, recuperados e óbitos. Para cada país, é criado um valor para representar o ciclo de vida estimado da pandemia, junto com os dados existentes até o momento, prevendo o ponto de inflexão (mudança da curva) e a finalização. 

Contudo, os pesquisadores alertam que as estimativas devem ser interpretadas junto com os acontecimentos em tempo real de cada região e mudança nas políticas governamentais, como implantação do lockdown ou relaxamento nas medidas de isolamento, pois são capazes de influenciar a duração da pandemia. Sendo assim, apenas os dados e previsões não são suficientes para afirmar com certeza as datas finais da Covid-19.

Previsões para o Brasil

Considerando os dados desta quarta-feira (29), o Brasil está passando pela sua fase de pico da doença, que acontece entre os dias 19 de abril e 9 de maio. A estimativa para o fim total da pandemia é no início de setembro, mas já estaremos no seu estágio final entre 6 e 18 de junho. No mundo, a maior parte dos casos já deverá ter passado entre os dias 30 de maio e 17 de junho. A data estimada para a finalização da pandemia é dia 2 de dezembro.

DEIXAR RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor digite seu nome