Para alguns, estar em casa por culpa da quarentena tem sido sinônimo de passar o dia comendo besteiras e coisas nada saudáveis. A tradição dos ovos de chocolate na comemoração de Páscoa, pode servir como justificativa para piorar ainda mais esse comportamento e acabar comprometendo diretamente na imunidade, já que uma alimentação balanceada é fundamental para que o sistema imunológico funcione corretamente.

Porém, pode ser difícil deixar os doces de lado e o motivo principal está na serotonina, ela é a responsável pelo prazer que sentimos ao comê-los. O chocolate tão amado por muitos, contém substâncias que estimulam a produção desse famoso hormônio da felicidade. A serotonina atua no nosso sistema nervoso central e regula diversas funções como humor, sono e funções intelectuais.

A maioria dos chocolates são feitos com manteiga de cacau, massa de cacau, sacarose e aromatizantes. Essa mistura resulta em um alimento com muita gordura, alto teor de açúcar e uma quantidade enorme de calorias. Por isso, o chocolate precisa ser consumido com moderação para que não acabe prejudicando a saúde.

Contudo, se for consumido moderadamente, o chocolate fornece vitaminas, sais minerais e flavonoides (uma substância antioxidante que ajuda a retardar o envelhecimento e reduz o risco de doenças cardiovasculares). Além disso, ele impede a acumulação do mau colesterol no sangue. Os mais recomendados são os chocolates amargos, nos quais a quantidade de flavonoides é maior e, consequentemente, fazendo com que os benefícios sejam maiores que os malefícios.

As opções de substitutos para o chocolate são muitas. Alguns especialistas indicam frutas assadas com um pouco de mel, que ajudam na sensação de saciedade por terem muitas fibras, e também as alfarrobas, um fruto marrom e naturalmente adocicado que pode ser consumido naturalmente e substituir o cacau. Entre a lista também estão as nozes e castanhas, elas contêm gorduras boas, fibras e proteínas que ajudam a controlar a fome.

DEIXAR RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor digite seu nome