A Space Exploration Technologies, conhecida comercialmente como SpaceX, é uma empresa fundada em 2012 por Elon Musk (mesmo criador do PayPal e da Tesla) que trabalha na criação de sistemas aeroespaciais e serviços de transporte espacial. Ela é responsável pela execução da Demo-2, uma missão em parceria com a NASA que irá lançar dois astronautas a bordo da nave Crew Dragon até a Estação Espacial Internacional nesta quarta-feira (27).

O teste faz parte do Commercial Crew Program, um programa da NASA que tem como objetivo permitir a fabricação comercial de veículos espaciais que irão transportar pessoas pelo espaço. Bob Behnken e Doug Hurley foram os astronautas selecionados para formar a tripulação da Crew Dragon. A nave utilizará o foguete de dois estágios Falcon 9, também produzido pela SpaceX, e sairá do Kennedy Space Center, na Flórida.  

A SpaceX é a primeira empresa privada responsável por fabricar aeronaves espaciais. Para isso, foram necessários 6 anos de intenso desenvolvimento e mais de 3 bilhões de dólares. Não há uma viagem espacial de astronautas americanos saindo dos Estados Unidos desde 2011, quando o programa de ônibus espaciais da NASA foi encerrado. Todos os transportes pelo espaço sideral realizados a partir dessa data ocorreram com foguetes e cápsulas russas. Caso seja bem sucedida, a missão irá marcar o retorno dos EUA para a atividade.

Lançamento da Crew Dragon

A nave está prevista para decolar às 14h33 (17h33 no horário de Brasília). Porém, tudo depende do clima na região da Flórida. A partida pode ser adiada para o sábado (30) ou domingo (31).  O evento será transmitido ao vivo no site da NASA e da SpaceX, iniciando 4 horas antes da Crew Dragon sair e terminando apenas quando ela pousar na estação espacial. 

REUTERS/Thom Baur

Grandes nomes estão sendo aguardados para presenciar o lançamento, como o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o vice-presidente, Mike Pence. Uma multidão se programou para ir até o local, mas o diretor da agência pediu para as pessoas seguirem as medidas de distanciamento social e assistirem as transmissões em casa, afirmando que a pandemia do novo coronavírus impede grandes aglomerações.  

A Demo-2 ainda não tem uma data de finalização prevista. O retorno dos astronautas para a Terra será definido pela NASA quando ambos já estiverem na estação espacial. A missão tem uma expectativa de 30 até 120 dias de duração.

Expectativa de viagens cada vez mais distantes 

A empresa está trabalhando no desenvolvimento de outras naves e foguetes, como a Starship e o Super Heavy. Ambos compõem um sistema de transporte totalmente reutilizável que foi planejado para transportar tripulação e carga pela órbita da Terra, Lua, Marte e além. 

Esse sistema da SpaceX foi selecionado pelo programa de exploração lunar da NASA chamado “Artemis”. O proposito dele é conseguir pousar astronautas americanos na Lua até 2024 e implantar missões sustentáveis no único satélite natural da Terra até 2028, para, então, utilizar as informações adquiridas em uma missão inédita no solo do planeta Marte.

DEIXAR RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor digite seu nome