Nesse primeiro de abril, popularmente conhecido como dia da mentira, nós separamos 10 mentiras que são compartilhadas todos os dias sobre exercícios e alimentação:

“É melhor se exercitar de manhã”

Os especialistas afirmam que é o corpo de cada quem dita o melhor horário para se exercitar, por isso, o momento ideal é aquele onde você está se sentindo disposto e que encaixa na sua rotina. O importante é apenas colocar o corpo em movimento. 

“Optar por adoçantes é melhor para saúde”

Os adoçantes artificiais são capazes de provocar danos no sistema nervoso central, causando a longo prazo espasmos musculares, queda de cabelo, cefaleias, fibromialgia e outros problemas. Além disso, eles ainda acabam aumentando a vontade de comer doces. 

“Abdominais são a melhor opção para quem deseja um tanquinho”

As abdominais exercitam apenas os músculos do abdômen. Por isso, os especialista indicam praticar a posição da prancha que estimula os músculos das costas, dos lados e da barriga, necessários para alcançar um tanquinho trincado.

“Sucos são tão saudáveis quanto as frutas”

Os sucos praticamente não possuem as fibras necessárias para inibir a absorção da frutose, que agem elevando a glicemia. A quantidade de vitaminas e minerais também é extremamente reduzida durante o preparo dos sucos. Então, é melhor sempre preferir comer a fruta in natura

“Alongamento precisa ser feito antes do exercício”

Existe a crença de que o alongamento no início aquece e protege os músculos durante o exercício, no entanto, não há indícios científicos de que o alongamento antes do exercício seja benéfico, podendo até diminuir o rendimento. Sendo assim, o recomendado é fazer os alongamentos após o exercício físico.  

“O leite é a maior fonte de cálcio”

A realidade é que os vegetais possuem mais cálcio que o leite e ainda facilitam mais a absorção. Uma outra vantagem dos vegetais em relação ao leite é o fato de não terem colesterol, mas possuírem muito mais proteínas, ferro e fibras. 

“Correr faz mal para os joelhos”

Como em qualquer atividade física, é importante tomar medidas que minimizem o efeito dos impactos, além de ficar sempre de olho nos limites do próprio corpo. Procurar correr em áreas planas e usar tênis apropriados são ótimas opções.

“Gelatina é saudável”

A gelatina não possui praticamente nenhum nutriente em sua composição e, além disso, conta com uma mistura de aditivos químicos que são nocivos para a saúde. 

“Malhar em jejum emagrece”

Além de não emagrecer, malhar sem ter se alimentado de maneira correta pode ser prejudicial para a saúde. A queda do fornecimento de energia para o corpo pode resultar em tonturas, quedas de pressão e até mesmo desmaios.

“Comer antes de dormir engorda”

Engordar ou emagrecer não está relacionado com o horário em que ingerimos os alimentos, mas sim com a quantidade de calorias que eles possuem. Além disso, dormir sem ter ingerido as calorias necessárias durante o dia desacelera o metabolismo e evita a perda de peso.

DEIXAR RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor digite seu nome