Por que o checkup anual é tão importante?

A avaliação permite detectar precocemente doenças que passariam despercebidas

Para preservar o bem-estar e verificar a condição do estado de saúde, é fundamental visitar um médico da família ou clínico geral para receber as indicações necessárias. O checkup médico compreende uma bateria de exames periódicos (quase sempre anual) solicitados com a finalidade de analisar a situação do paciente. Contudo, o mais importante é a consulta em si e o diálogo com o profissional, já que as observações do paciente são essenciais para o diagnóstico. 

Pessoas de todas as idades devem realizar a consulta e os exames de rotina periodicamente, mas isso torna-se ainda mais importante quando o paciente passa dos 35 anos ou faz parte de algum grupo de risco.  Dependendo dos fatores de risco, o retorno pode ser até mesmo semestral. Grande parte dos problemas de saúde podem ser evitados e o checkup permite detectar precocemente doenças perigosas que passariam despercebidas (como colesterol alto, diabetes ou hipertensão), possibilitando tratamentos menos invasivos e aumentando as chances de cura. 

Exames mais comuns 

Os exames solicitados podem incluir eletrocardiogramas (avaliação de risco cardiovascular), hemograma completo (analise de informações específicas sobre as células sanguíneas), ultrassonografias (método utilizado para visualizar em tempo real qualquer órgão ou tecido do corpo) ou exame de fezes e urina (detectar possíveis enfermidades). Fique atento, pois em determinados casos é indicado levar exames antigos para serem avaliados e comparados com novos resultados. 

Alguns não precisam ser feitos todos os anos, mas geralmente são solicitados na primeira visita ao médico. O intervalo para realizar novamente determinados exames quase sempre vai depender dos resultados anteriores. Além disso, diversos profissionais ressaltam que uma grande quantidade de exames nem sempre representa um diagnóstico melhor.

Anamnese

A consulta médica requer uma boa e profunda avaliação das características individuais. O termo “anamnese” vem da ideia de interrogatório ou entrevista. No contexto da saúde, é quando o médico se esforça para extrair a maior quantidade de informações do paciente, sempre prestando atenção nas “brechas”, ou seja, nos detalhes importantes que não foram expostos. Dessa maneira, não deve existir um tempo mínimo ou máximo de consulta. 

É nesse momento que o médico costuma verificar aspectos como altura, peso e pressão arterial. O paciente irá explicar a situação, apontar sintomas físicos e mentais. Então, o profissional deve analisar e, caso necessário, encaminhar o paciente para os médicos especialistas de acordo com os incômodos, levando em consideração aspectos como idade, gênero, histórico familiar e estilo de vida. 

Saúde da mulher

O público feminino possui peculiaridades envolvendo aspectos físicos e comportamentais que ampliam ao longo da vida. Portanto, as mulheres precisam ter um cuidado adicional com a saúde, principalmente em relação ao sistema reprodutor. No checkup feminino são solicitados alguns exames a mais, tal qual a mamografia (avalia alterações nas glândulas mamárias), papanicolau (identifica alterações no colo do útero) e o ultrassom endovaginal (avaliação dos órgãos da região pélvica). 

DEIXAR RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor digite seu nome