O novo coronavírus mata quase o dobro de homens que de mulheres

Atualmente, a Espanha possui quase 65.000 casos confirmados e 5.000 mortes. Analisando esses números, os pesquisadores do país perceberam que uma vez infectados, os homens morrem mais rapidamente que as mulheres.

Enquanto a porcentagem de infectados seja quase a mesma, homens 52% e mulheres 48%, a discrepância no números de óbitos após a análise de 16.000 casos é gritante: dos 566 óbitos, eram 376 homens mortos e apenas 190 mulheres. Essa porcentagem é similar em quase todos os países que divulgaram dados sobre os seus infectados por Covid-19. Na Coreia do Sul, mais mulheres ficaram doentes e ainda assim a quantidade de homens mortos foi maior. 

Ainda no mês de fevereiro, as autoridades da China já realizavam estudos baseados nos dados de 72.314 pacientes chineses. Desse número, 51% dos casos confirmados eram homens, porém, ao observarem a porcentagem de óbitos, se surpreenderam ao perceber que a mortalidade entre homens é bem maior: 2,9% para os homens e 1,7% para as mulheres.  

Uma das conclusões feitas pelos especialistas até o momento é a diferença nos hábitos, os homens tendem a se expor mais a situações de risco e não seguir recomendações médicas. Na China a quantidade de homens fumantes é muito superior que o número de mulheres que fumam. Além disso, as mulheres também são mais propensas que os homens a procurar um médico quando se sentem mal. 

Os homens também possuem uma incidência maior de algumas doenças, como a diabetes tipo 2 e as doenças cardiovasculares, que estão associadas a um maior risco de morte diante da infecção por coronavírus.

Para uma especialista americana, a resposta pode estar nos hormonios. Sabra Klein acredita que os números se devem ao fato de que o estrogênio (hormônio sexual feminino) estimula o sistema imunológico para responder melhor à vacinas e eliminar infecções virais. Por isso, uma das hipóteses seria que o estrogênio seja um fator que aumenta a imunidade feminina, já que as mulheres normalmente apresentam uma imunidade maior que os homens após infecções virais, como por exemplo a gripe.

DEIXAR RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor digite seu nome