O Dia da Terra comemora 50 anos

Data busca conscientizar a população mundial sobre a preservação do meio ambiente

No dia 22 de abril é celebrado internacionalmente o Dia da Terra, uma data que busca celebrar o planeta em que vivemos e, principalmente, conscientizar a população sobre a importância de cuidar e proteger o lar de todos. O objetivo é chamar atenção para os problemas ambientais que devastam a Terra e pedir a união de todas as nações, a fim de elaborar pesquisas, ações e medidas de preservação.

A quarentena como medida de proteção contra o novo coronavírus, fez com que as ações para a data deste ano aconteçam virtualmente. As iniciativas para comemorar o 50º Dia da Terra, irão utilizar ferramentas digitais que permitam a execução de seminários, atividades e campanhas online. Os ambientalistas pedem que todos aproveitem o momento para refletir sobre seus comportamentos e buscar uma consciência ambiental.  

A Earth Day Network, organização coordenadora do movimento, anunciou que vai transmitir nesta quarta-feira, diversas mensagens gravadas e lives em seu site.  As transmissões vão contar com a presença de personalidades como o Papa Francisco, o ator Zac Efron, o cantor Jack Johnson e vários outros.  

Os organizadores também desenvolveram o aplicativo Earth Challenge 2020, que irá permitir aos usuários gravar a qualidade do ar fora das suas janelas e registrar as mudanças ao longo do dia, para perceber como a atividade humana modifica o ar que respiramos. Cada registro será adicionado ao banco de dados global, com o proposito de ser usado para entender melhor como o mundo funciona e o que podemos fazer para protegê-lo. 

Durante sua catequese, realizada na Biblioteca do Palácio Apostólico, o Papa Francisco afirmou que a data em meio a uma pandemia mundial é uma oportunidade de entender que apenas juntos poderemos vencer os desafios globais. Para Francisco, a humanidade poluiu e depredou a natureza, falhando em proteger a terra e aqueles que precisam. “Ainda será necessário que os nossos filhos saiam às ruas para nos ensinar o que é óbvio, ou seja, que não há futuro para nós se destruirmos o ambiente que nos sustenta”, reitera o Papa. 

António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas, afirmou em sua mensagem sobre o Dia da Terra, que é necessário agir para proteger o planeta, tanto do novo coronavírus quanto das devastações à natureza. Segundo a proposta de Guterres, o dinheiro usado para resgatar empresas deve estar vinculado a obtenção de empregos verdes e ao crescimento sustentável. 

DEIXAR RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor digite seu nome