Cientistas avançaram no objetivo de decodificar o que uma pessoa está dizendo apenas observando as ondas cerebrais dela. De acordo com um estudo publicado no jornal “Nature Neuroscience”, eles treinaram algoritmos para transformar, em tempo real, padrões cerebrais em frases com uma taxa de erro menor que 3%. 

Durante os testes, quatro voluntários leem frases em voz alta enquanto eletrodos gravam suas atividades cerebrais. Essas informações são transferidas para um tipo de computador que cria as representações de aspectos que se repetem nesses dados.

Os padrões cerebrais estão provavelmente ligados a hábitos de linguagem repetitivos, como vogais ou consoantes. Outra parte do sistema conseguiu decodificar palavra por palavra da representação para formar frases. Entretanto, os pesquisadores admitem certas lacunas no estudo, como por exemplo o tamanho dos discursos escolhidos, que foram limitados para apenas 30-50 frases. 

Os pesquisadores afirmam que a máquina consegue identificar cada palavra, não apenas a frase inteira, ou seja, também seria capaz de decodificar frases que nunca estiveram entre os discursos de teste. Também foi identificada uma melhora nas decodificações quando o sistema de treinamento passava para o próximo voluntário, sugerindo que a técnica pode ser transferível.

DEIXAR RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor digite seu nome