A maquiagem faz parte do cotidiano feminino há décadas, sendo utilizada para valorizar a beleza das mulheres em momentos especiais ou apenas na rotina diária. Contudo, não tomar as precauções necessárias pode fazer com que o produto perca sua funcionalidade e, nos casos mais sérios, resultar em problemas dermatológicos. 

A maquiadora profissional Ana Carolina Mendes (@makeupanamendes) explicou um pouco sobre quais os cuidados que devemos ter com os produtos de beleza para evitar complicações. Confira:

Vamos falar de um assunto muito legal e que a mulherada adora? MAQUIAGEM.

Tenho certeza que todas, de alguma forma, usam pelo menos algum item desse mundo tão mágico. Um batom, uma máscara de cílios, um blush…Sempre existe aquele produtinho que é o seu preferido.

Porém, assim como temos cuidado com a pele, também temos que ter cuidado com os nossos produtos de maquiagem. Aqui vou priorizar a higienização dos pincéis, como conservá-los e como se manter atenta às validades dos produtos – quando vem escrita na embalagem.

Pelo menos uma vez por semana devemos lavar TODOS os pincéis e esponjas com água e detergente. Detergente? 😳 Sim, detergente. Esse produto é o único que tem o poder de retirar resíduos de maquiagem e higienizar de maneira eficaz essa ferramenta de aplicação da sua maquiagem sem estragar as cerdas. 

Para que isso não aconteça, a limpeza deve ser feita de maneira delicada. Eu indico sabão de coco em barra ou um líquido para roupas delicadas. E, após a lavagem, os mesmos deverão ficar deitados em uma toalha limpa e secando em local arejado, sem incidência direta do sol. Nunca usem álcool nas cerdas dos pincéis, isso resseca e pode diminuir a vida útil deles.

Quanto aos produtos: batons, blushes, pós, bases, corretivos e afins, devemos ficar sempre atentos aos aspectos organoléptico, como por exemplo o odor, para não acabarmos usando produtos com alguma alteração na formulação. E, se o produto for importado, prestar atenção por quanto tempo poderá ser utilizado depois de aberto. 

É aconselhável guardar todas as maquiagens e pincéis em local fechado, mas que não seja abafado – isso evita a proliferação de fungos – e nunca coloque o dedo na sua maquiagem se não estiver de mãos lavadas, pois isso a contamina.

Se for verificada alguma mudança na cor, no odor ou na textura de algum produto, não use mais, pois é sinal de que ele está alterado e poderá causar alergias e outras doenças mais graves. Descarte-o imediatamente em lixo comum.

Essas são algumas dicas de como ter cuidado com suas “preciosidades”.

DEIXAR RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor digite seu nome