O período de isolamento mudou completamente a rotina de todos nós. Durante esses dias, a influencer Marina Duarte, conhecida pelo usuário @cha_tododia no Instagram, tem focado sua energia em hábitos como yoga, meditação, aromaterapia, automassagem e o cuidado das plantas que tem em casa. Ela também tem feito a utilização de velas, incensos e óleos corporais para manter o equilíbrio.

Marina revela que essas atividades são responsáveis por ajudar na ansiedade, respiração e autoconhecimento, principalmente em períodos complicados como esse. “O contato com a natureza é fundamental. Durante a quarentena em casa, cuidar das plantas, tocar na terra e plantar tem me ajudado bastante nesse sentido”, afirma a futura nutricionista. “Já a meditação ajuda muito no sono, durante o dia, na ansiedade e principalmente autoconhecimento, olhar para dentro de si”, acrescenta. 

A aromaterapia é uma especialidade terapêutica que atua no humor e estado emocional, utilizando o aroma de óleos essenciais como estímulo para o cérebro. A influencer é uma das adeptas dessa prática. “Uso a aromaterapia todos os dias para tudo, seja para acalmar ou dar um ânimo. Velas e incensos, além de deixarem a casa perfumada, trazem esse conforto para nós”, reitera Marina.  

O consumo de chás, costume que serviu de inspiração para o usuário na rede social Instagram, teve início em 2013. Ela chama a atenção para os efeitos benéficos que a rotina de todos os dias tomando um chazinho pode gerar. Pois, além de serem saborosos e aromáticos, trazem muito conforto para o momento.

“Indico os chás calmantes no período da noite e para quem está muito ansioso, algumas opções são: camomila, erva doce, melissa, mulungu, erva cidreira, entre outros. Já para o período do dia, para quem quer um efeito mais termogênico, diurético e antioxidante, indico o chá verde, o hibisco, a cavalinha e o chá de gengibre com limão” 

Marina Duarte

Hábitos para aderir durante a quarentena 

A meditação e o yoga são duas atividades apontadas por Marina como capazes de melhorar o cotidiano. “Outra ótima dica é a oração e fé diária, que para mim estão sendo fundamentais nesse momento”, revela. 

Essa também pode ser uma oportunidade de aprender novas coisas ou trabalhar em planos que estavam guardados e tentar tirá-los do papel. Buscar trazer de volta velhos hábitos que podem ter sido deixados de lado, como a leitura de livros. Para a influencer, se organizar e manter uma rotina ajuda muito, seja em uma agenda ou mesmo no bloco de notas do celular. 

O momento pede que a saúde mental seja priorizada. Por isso, ela indica analisar o conteúdo que está sendo consumido e controlar para que isso não cause tanto impacto emocional, permitindo momentos de relaxamento. “Procurar filmes, documentários e séries de sua preferência, ou algo que você goste e te deixe relaxado. É muito importante durante o dia tirar um tempinho para o autocuidado, ter aquele momento só seu”, reconhece Marina.

Como a maioria dos estabelecimentos encontram-se fechados, é possível realizar todas essas atividades com a ajuda de aplicativos, lives nas redes sociais e aulas interativas no youtube. Ou comprando livros pela internet e lojas locais que estejam entregando. 

Manter uma alimentação saudável nesse período

A estudante de nutrição revela que tem mantido a dieta saudável. “Na maior parte do tempo estou me alimentando bem, ingerindo bastante verduras, vegetais e frutas, tomando bastante água para manter o corpo hidratado e ter um bom funcionamento do organismo. Mas claro que com equilíbrio, me permite comer algo gostoso e algum doce quando bate a vontade”, confessa Marina. 

Ela reitera que a alimentação depende muito do objetivo de cada um. Por isso, o plano alimentar é individual e adequado para cada pessoa. “Não se cobrar muito nesse momento também é importante. Estamos vivendo algo que nunca vivemos, está difícil para todo mundo e a ansiedade vem junto com a vontade de comer doce, faz parte. Tente manter o equilíbrio, enfrentando um dia de cada vez, sem se cobrar tanto”, afirma a estudante.

Marina aconselha observar o que está sendo ingerido e quais nutrientes esse alimento vai trazer de benefícios para o corpo, pois são coisas que ajudam muito na hora de manter o foco. “É bom manter o pensamento de que os alimentos são nossos amigos e nos nutrem diariamente. Por isso a importância da reeducação alimentar e uma alimentação mais saudável possível. A fim de manter o corpo em equilíbrio, com saúde e bem-estar”, conclui.

DEIXAR RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor digite seu nome