Dia Nacional do Psicólogo: profissão enfrenta cenário desafiador

Atividade completa 58 anos no Brasil

A psicologia é uma ciência, disciplina e profissão que estuda os processos da psique humana. No dia 27 de agosto de 1962, a lei 4.119 foi sancionada, oficialmente tornando a psicologia uma profissão. Apenas em janeiro de 1964 a atividade foi regulamentada, por meio do decreto  53.464, e, 7 anos depois, fundou-se o Conselho Federal de Psicologia (CFP). Com isso, são 58 anos da psicologia no Brasil. 

O evento tem como objetivo chamar atenção para a importância dos psicólogos na sociedade, com uma atuação que deve sempre respeitar as diversidades e embasar-se nos direitos humanos. No Brasil, existem mais de 377 mil psicólogos aptos a atuarem profissionalmente em todas as regiões, sinalizando que o nosso país conta com um número suficiente destes profissionais para atuar em todas as áreas básicas (saúde, trabalho, educação e muitas outras).

O que é?

A psicologia compreende o estudo e análise da mente humana, buscando entender as questões individuais do homem enquanto indivíduo. Além de ser um método de avaliação e tratamento das psicopatologias, a psicologia objetiva desvendar a razão por trás de determinados comportamentos, oferecer conhecimento pessoal, suporte emocional e cuidar da saúde psicológica das pessoas. 

O estudante de psicologia que deseja trabalhar como psicólogo pode escolher entre várias linhas ou abordagens, cada uma com sua forma de atuação e técnicas específicas. As três mais conhecidas referem-se a Psicanálise; a Psicologia Analítica de Jung ou Análise junguiana; e o Behaviorismo ou Comportamental. Além destas, também são consideradas abordagens conhecidas: Humanismo; Transpessoal; Psicoterapia Corporal ou Reich; e Terapia Cognitivo-Comportamental. 

Atuação dos psicólogos

A carreira do profissional formado em psicologia vai além do atendimento clínico no consultório. Os psicólogos são necessários nos mais diversos estabelecimentos e instituições, participando ativamente dos programas de assistência públicos, auxílio nos locais de ensino e assim por diante. Esta é uma profissão que apresenta diversos campos de atuação, incluindo a Psicologia Clínica; Organizacional ou do Trabalho; Social; Educacional; do Trânsito; Hospitalar; Neuropsicologia; entre outros. 

Adversidades do momento atual 

A nova realidade imposta pela pandemia da Covid-19 apresentou-se repleta de ocorrências complexas, como a preocupação por si e pelas pessoas próximas, isolamento social, crises financeiras, incertezas políticas e diversas outras mudanças abruptas na rotina, capazes de ocasionar problemas como transtornos de ansiedade ou episódios depressivos em vários indivíduos.

Diante de um período extremamente delicado como este, surgiu a necessidade de utilizar abordagens técnicas diferentes para enfrentar os desafios e auxiliar os pacientes que apresentam sentimentos ou reações negativas, a exemplo da terapia online, com atendimentos realizados por videoconferências Os psicólogos esperam que todos os esforços empreendidos transformem-se em uma maior valorização desta carreira e da sua relevância para a população.

DEIXAR RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor digite seu nome