Dia do Nutricionista: segurança e consciência alimentar durante a pandemia

Profissional elabora programas de alimentação que buscam atender todas as necessidades do organismo

A alimentação é uma das principais fundações de uma vida saudável. Todo ser vivo precisa se alimentar com base em uma dieta regular e equilibrada para sobreviver satisfatoriamente. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a comida que ingerimos é responsável por preparar nosso organismo para combater infecções e prevenir o desenvolvimento de doenças. Por isso, o exercício das variadas atividades próprias dos profissionais nutricionistas é tão importante.

O nutricionista está qualificado para orientar corretamente sobre os impactos das comidas que consumimos, fazendo-se essencial diante do imenso número de informações e orientações errôneas disponíveis, principalmente no ambiente digital. O Dia do Nutricionista é comemorado em 31 de agosto, data que também marca a criação da  Associação Brasileira de Nutricionistas (atualmente conhecida como Associação Brasileira de Nutrição) no ano de 1949. 

Nutrição

A nutrição, enquanto área científica, busca compreender profundamente as particularidades dos alimentos e sua relação com a qualidade de vida das pessoas. O curso de nutrição é do tipo bacharelado e dura normalmente quatro anos, com carga horária de estágio obrigatório dividida igualmente entre Nutrição Social, Nutrição Clínica e Unidades de Alimentação e Nutrição. 

Atuação 

O nutricionista clínico é encarregado de elaborar programas de alimentação para atender todas as necessidades nutricionais específicas de um indivíduo, levando em consideração fatores culturais, comportamentais, regionais e econômicos. As metas vão além da perda de peso ou ganho de massa muscular. O especialista em nutrição auxilia na qualidade do sono, disposição, bem-estar e assim por diante. Para esse fim, o profissional solicita uma série de exames com o objetivo de reunir informações e estabelecer a dieta adequada. O planejamento alimentar que é perfeito para algum amigo, por exemplo, pode não ser apropriado e acabar prejudicando o seu organismo. 

O exercício da profissão também compreende áreas como nutrição clínica, indústria alimentícia, marketing nutricional, saúde pública, esportes, alimentação coletiva, entre outras. Isso significa que o bacharel em Nutrição, dispondo do registro profissional no Conselho Regional de Nutricionistas (CRN), pode atuar nas mais diversas instituições públicas ou privadas, incluindo estabelecimentos de atividades físicas, restaurantes, unidades de saúde, etc. 

Segurança alimentar

O profissional de nutrição possui diversas funções além do preparo de programas de alimentação. Cabe a ele fiscalizar a produção alimentar em indústrias e restaurantes com a finalidade de garantir um padrão de qualidade destes, assim como desenvolver ou avaliar novos produtos que podem ser introduzidos na dieta humana. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos 1,8 milhões de pessoas vão a óbito todos os anos por consequência de doenças diarreicas, que, na maioria dos casos, estão ligadas a alimentos ou água contaminados. Além disso, mais de 200 doenças conhecidas são transmitidas através dos alimentos, fazendo da vigilância nutricional uma questão de saúde pública. 

Protocolos de proteção durante a pandemia

Durante o atual período de pandemia causada pelo novo coronavírus, as medidas de segurança envolvendo fabricação, manipulação e armazenamento dos alimentos para o enfrentamento da Covid-19 tornou-se ainda mais indispensável e rigorosa. Os nutricionistas vêm aderindo às medidas de segurança que foram determinadas pelas autoridades sanitárias, como a constante higienização pessoal e do ambiente, e a utilização de equipamentos de proteção individual (EPI). O distanciamento social exigido como medida preventiva ao coronavírus também autorizou, de forma excepcional, a realização do atendimento nutricional por meio não presencial, reconhecendo as limitações e o caráter atípico da situação. 

DEIXAR RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor digite seu nome