Fundado em 1863, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) é a principal organização internacional de ajuda humanitária no mundo e emprega cerca de 20 mil pessoas em mais de 80 países. Ela funciona sem fins lucrativos, proporcionando apoio e assistência para as pessoas que foram vítimas de catástrofes, desastres naturais, conflitos armados e outras situações de emergência. A base da organização está localizada em Genebra, na Suíça e é financiada por doações voluntárias.

A missão principal do comitê é “aliviar o sofrimento humano, proteger as vidas e a saúde das pessoas e preservar a dignidade dos indivíduos”. Entre as diversas atividades do CICV, está o fornecimento de água em zonas de conflito, a assistência aos migrantes, refugiados e requerentes de asilo, o apoio às vítimas de violência sexual e a assistência médica às pessoas afetadas por conflitos. 

Cruz Vermelha Brasileira

No Brasil, a Cruz Vermelha Brasileira (CVB) está presente em 21 estados, realizando campanhas ao longo do ano com o objetivo de ajudar as pessoas em estado de vulnerabilidade. Ela é responsável pela criação dos projetos Zica e Febre amarela, que atuam na conscientização para o combate do mosquito transmissor dessas doenças. Além disso, a instituição também esteve presente e auxiliando em desastres como os deslizamentos na serra do Rio de Janeiro e enchentes em vários estados como Santa Catarina e Amazonas.

De acordo com o site oficial, uma das principais atividades da CVB é o ensino de primeiros socorros. Eles são extremamente importantes para um atendimento rápido e eficaz, diminuindo o sofrimento da vítima e aumentando as chances de sobrevivência. A instituição também realiza diversos cursos pelo país, conforme as diretrizes do Centro de Referência Global de Primeiros Socorros da Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho. Todos os anos, cerca de 14 milhões de pessoas são treinadas pelas Sociedades Nacionais que compõem a Federação Internacional. 

Um aplicativo foi lançado pela CVB para que o maior número possível de pessoas tenham acesso aos procedimentos de primeiros socorros. Nele estão inclusos pequenos vídeos didáticos com instruções sobre o que deve ser feito em casos de emergência. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente através da Google Store ou Apple Store. 

Luta contra a Covid-19

No momento, a organização está unindo forças contra a pandemia causada pela Covid-19. A vulnerabilidade dos indivíduos que vivem em regiões de conflito é ainda maior em uma situação de pandemia como a que estamos vivendo. Diante disso, a Cruz Vermelha Brasileira está distribuindo alimentos e kits de prevenção, auxiliando na higienização de espaços públicos, apoiando campanhas de vacinação e oferecendo apoio psicossocial. 

A CVB colocou em prática ações para reforçar o respeito e a segurança dos profissionais dos serviços públicos essenciais, como saúde, assistência social e educação. A organização também segue dando suporte os familiares de pessoas desaparecidas, apoiando as comunidades afetadas pela violência e lutando pelo abastecimento de água em diversos locais. 

Recentemente, os hospitais e alojamentos no norte do Brasil receberam produtos de proteção individual, higiene e limpeza. A Cruz Vermelha Brasileira também fez doações de álcool 70% e milhares de luvas para procedimentos médicos.

DEIXAR RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor digite seu nome