Conversar com amigos durante o isolamento social faz bem para a saúde

Dialogar e conservar as relações afetivas é fundamental nesse momento

Manter amizades verdadeiras é muito importante para o nosso psicológico. Durante a vida, passamos por uma série de momentos bons e ruins ao lado de pessoas queridas e é o apoio dessas relações que faz toda a diferença. Os especialistas explicam que conversar com os amigos diminui o estresse e pode se tornar um fator de proteção para a saúde, sendo tão importante quanto fazer exercícios físicos e ter uma alimentação balanceada. 

Contudo, a recente pandemia causada pelo novo coronavírus mudou radicalmente o cotidiano de quase toda a população mundial. No momento, todos os locais de socialização, como bares e restaurantes, encontram-se fechados. Quem estava acostumado com uma realidade repleta de relações interpessoais, agora precisa ficar em isolamento. Tudo isso é ainda mais difícil para aqueles que moram sozinhos e estão passando por esse momento sem a companhia de um parceiro ou familiar. 

O isolamento social pode comprometer a produção de mielina (camada que protege as fibras nervosas e acelera a condução do impulso nervoso) no córtex pré-frontal, uma parte do cérebro que é responsável pelo nosso comportamento social, emocional e cognitivo. A solidão é capaz de aumentar as chances de ataque cardíacos ou derrames. Ela pode inclusive prejudicar nosso sistema imunológico e causar transtornos emocionais, como a depressão.   

São os amigos de verdade que nos conhecem muito bem e podem abrir nossos olhos para comportamentos fora do padrão, se disponibilizando para ouvir e ajudar. Receber apoio emocional faz toda a diferença, seja para desabafar sobre algum problema ou compartilhar pequenas alegrias. Essas interações ainda estimulam a produção de endorfina, um neuro-hormônio que atua no humor, gerando sensação de bem-estar e relaxamento. 

Felizmente, estão disponíveis diversas plataformas digitais que permitem a comunicação entre amigos durante esse período. As chamadas de vídeo, por exemplo, proporcionam reuniões para jogar conversa fora ou até mesmo cantar parabéns e celebrar o aniversário de alguém. Outra opção bacana são os aplicativos de jogos online para se divertir com a galera.

O momento também pode ser uma oportunidade de formar novas amizades. As redes sociais são ótimas opções para conhecer pessoas com interesses parecidos. Além disso, a tecnologia torna possível realizar atendimentos online com psicólogos e trabalhar para conseguir lidar da melhor maneira com a situação em que estamos vivendo. 

DEIXAR RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor digite seu nome