A imensa quantidade de alimentos provenientes da flora amazônica podem funcionar como fortes aliados da nossa saúde. Especialistas afirmam que muitos deles agem na prevenção e no tratamento de doenças, além de possuírem um impressionante potencial nutritivo. 

O famoso guaraná, por exemplo, diminui as taxas de colesterol, funciona como fonte de energia e possui ação estimulante. Além disso, o consumo dele resulta em uma menor propensão a pressão alta e obesidade. Os outros benefícios do guaraná incluem as propriedades antioxidantes, antitumorais e anti-inflamatórias e a capacidade de reverter sinais de envelhecimento. Essa fruta impressionante ainda consegue ajudar na preservação da memória.

Na Amazônia também encontramos a mandioca e o cará, tubérculos que auxiliam na ação antioxidante. As frutas tucumã e buriti são importantes alternativas no combate de hipovitaminose. O tucumã também pode ser utilizado na luta contra a diabetes. 

Existem também outros alimentos com grandes benefícios para o organismo, um deles é a planta conhecida como camu-camu, o alimento mais rico em Vitamina C do mundo e a pupunha, que vem sendo estudada por pesquisadores pelo seu poder de reduzir o risco de câncer, além de um alto valor energético e alta presença de Vitamina A, assim como o tucumã e o buriti.

Uma das grandes jóias da região amazônica é, sem dúvidas, o açaí, que além de ser muito saboroso e conhecido ao redor do mundo, também é uma fruta repleta de cálcio, fibras e antocianinas. Ele inclusive auxilia na redução do colesterol e promove a longevidade.

Entretanto, apesar da imensa lista já existente de alimentos que foram apontados como benéficos para a saúde, os especialistas acreditam ainda existir muito mais a ser explorado na Amazônia e afirmam que essa flora maravilhosa continua sendo subutilizada. 

DEIXAR RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor digite seu nome