Confira o ranking de isolamento social dos estados brasileiros nesse último fim de semana

Coletas de dados feitas na sexta, sábado e domingo mostram o percentual de pessoas em casa durante o fim de semana

National Geographic/JOÃO PINA

O isolamento social foi uma das medidas de proteção implementadas no Brasil para controlar a transmissão do novo coronavírus. Atualmente, apenas estabelecimentos de serviços essenciais continuam funcionando na maioria das cidades do país. Os governos e prefeituras recomendam que a população saia apenas em momentos de necessidade, como comprar remédios em farmácias ou comida nos supermercados. 

Os dados do Índice de Isolamento Social brasileiro são coletados e divulgados pela empresa de software Inloco, tendo como objetivo auxiliar o governo e autoridades no combate à pandemia de Covid-19. Informações de identificação civil ou contas associadas não são compartilhadas para garantir a privacidade das pessoas. A plataforma acompanha a porcentagem populacional que está seguindo ou não as medidas de isolamento. 

Amapá (54,33%), Acre (47,2%) e Pará (47,10%) foram os estados com maior porcentagem da população em casa na última sexta-feira (22).  Goiás (35,46%), Tocantins (36,21%) e Mato Grosso (36,57%) tiveram a menor quantidade de pessoas em casa, ficando nas últimas posições do ranking de isolamento. 

No sábado (23), os estados onde a população mais respeitou as recomendações de isolamento foi o Amapá (55,57%), junto com Pernambuco (52,62%) e Acre (50,82%). Seguindo o caminho oposto, Goiás (39,37%), Sergipe (40,60%) e Tocantins (41,06%) foram os estados onde as pessoas menos ficaram em casa. 

O ranking de domingo (24) mostrou que o Amapá (60,73%) continuou na liderança do ranking de isolamento social, seguido pelo Acre (58,85%) e o Rio de Janeiro (57,44%). De acordo com os dados coletados, Goiás (47,11%), Sergipe (47,85%) e Tocantins (48,77%) mantiveram-se nas últimas posições da lista, mas aumentaram o percentual em relação ao sábado. 

No Brasil todo, o índice de isolamento social foi 41,2% na sexta-feira, 45,3% no sábado e 53,2% no domingo. A porcentagem ideal de pessoas em casa recomendada pelas autoridades é 70% e a mínima é 50%. Acesse o site com o mapa brasileiro para mais informações.

As informações são coletadas levando em conta a geolocalização dos dispositivos móveis, por meio de aplicativos parceiros da empresa que os usuários em algum momento instalaram no celular. Para isso, a empresa utiliza uma tecnologia de localização até 30 vezes mais precisa que o GPS.

DEIXAR RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor digite seu nome