Aprenda como combater varizes através do exercício físico

Entenda as causas, consequências e como o exercício físico pode ajudar no combate das varizes

As varizes são causadas por um problema no sistema venoso, que ocorre quando a pessoa está com algum problema no bombeamento de sangue, aquele sangue que deveria seguir apenas por uma direção. Um exemplo disso, é quando o sangue deveria retornar da panturrilha para outras partes superiores do corpo, mas já não tem força o suficiente para subir, ou, quando as “comportas” das veias por onde o sangue passa não conseguem se fechar, fazendo com que retorne normalmente para a panturrilha. A cada vez que isso ocorre, as veias vão tendo pequenas deformidades, conhecidas como varizes. 

O problema, apesar de ser quase sempre benigno, causa preocupações estéticas em muitas pessoas, principalmente as mulheres. Atualmente, ainda existem inúmeros mitos relacionados a esse assunto, por isso a imensa necessidade de entendermos as causas, consequências e como o exercício físico pode ajudar no combate das varizes, assim como as situações e casos que podem piorá-las.

Um dos fatores de agravamento das varizes é a idade, já que, com o passar dos anos, nós vamos perdendo elasticidade e nossas válvulas da veia vão enfraquecendo. Outro motivo é o excesso de peso e, até mesmo, a gravidez, que podem dificultar o retorno do sangue venoso. Quando existe um excesso de peso corporal, o sangue encontra dificuldade para seguir o fluxo correto e acaba ficando preso em alguns segmentos. 

Os hormônios são outros fatores que podem jogar contra a prevenção das varizes, e, nesse sentido, as mulheres têm mais probabilidades de serem atingidas, pois elas produzirem alguns hormônios que causam dilatação das veias, gerando dificuldade para estabilizar o sangue através das válvulas das veias. E por último, mas não menos importante, outra causa que pode agravar as varizes é a inatividade física. 

Então, como combater as varizes com a atividade física? Para o sangue sair da parte de baixo do seu corpo, ele necessita de contração muscular, principalmente da panturrilha. Se ficamos muito tempo parados, sentados ou até mesmo em pé, deixamos de contrair nossa panturrilha e o sangue acaba se acumulando nos membros inferiores. Portanto, para combater e se prevenir das indesejadas varizes, você precisa praticar exercício físico de forma adequada. 

O exercício vai te ajudar na redução de peso, que, como já vimos, pode ser um agravante, também vai melhorar o retorno do sangue venoso na circulação, ajudando na construção e elasticidade dos vasos sanguíneos. Além disso, o exercício físico vai ajudar a aumentar o volume de massa muscular em volta das veias, dessa forma aumentando a capacidade de bombeamento do sangue. 

Agora, lembrem-se: o exercício vai ser bom, desde que seja realizado da forma adequada. A diferença entre o veneno e o antídoto está na dosagem.

DEIXAR RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor digite seu nome