A relação entre exercício físico e imunidade

A quantidade de exercícios que realizamos está diretamente relacionada com o funcionamento do nosso sistema imunológico

No atual momento que estamos vivendo, as pessoas passaram a cuidar mais da saúde e buscar formas de melhorar a sua imunidade através da alimentação, suplementos vitamínicos e exercício físico, fato que já deveria ter sido visto há muitos anos atrás. Entretanto, nunca é tarde para iniciar uma vida mais saudável.

Já ouvimos falar bastante sobre a importância do exercício físico, inclusive como um “remédio” para melhorar a imunidade. Porém, assim como os medicamentos, se você exceder a dosagem das atividades físicas, elas podem trazer malefícios ao seu organismo. Isso confunde um pouco as coisas, não é mesmo? Não se preocupe, irei ajudar você na busca pela dosagem correta de exercício físico que deve ser feito normalmente. ⠀

Um estudo mostra que, durante uma hora de exercício com pelo menos 50% do VO²max (intensidade moderada), a capacidade oxidativa dos nossos neutrófilos (célula de combate à invasores – são as células mais comuns da nossa imunidade) aumenta. No entanto, quando o exercício é feito durante 1h com 80% do VO²max (intensidade alta), a capacidade oxidativa dos nossos neutrófilos diminui.

Qual a consequência de fazer um treino mais exaustivo? ⠀

Levando o corpo à exaustão, você abre uma janela de oportunidade para as infecções e fica mais suscetível às doenças. Visto que, dessa forma, suas defesas ficam baixas, não só contra ameaças novas, mas também contra aquelas que você pode já possuir, como, por exemplo, a herpes, que pode ser reativada.

Não é à toa que atletas de alta performance adoecem até 7 vezes mais do que quem pratica o esporte de forma recreativa. Porém, estes atletas têm todo um suporte nutricional e médico, permitindo com que eles se recuperem de forma mais rápida.

A diferença entre o remédio e o veneno está na dose

Já perceberam que quando estamos fazendo um exercício muito intenso, algumas vezes começando a tossir? Ou então, depois de um período longo correndo o nariz começa a escorrer, com coriza? Estes são sinais de que a intensidade do seu treino está acima do que deveria, em termos de saúde. Então, não se compare com os atletas profissionais, principalmente quando o foco é saúde. Se o seu objetivo é melhorar a qualidade de vida, faça exercícios moderadamente.

Para exercitar-se de forma saudável, pratique atividades físicas de 3 a 5 vezes na semana, não ultrapassando o limite de 1h diária de treinos. Mesmo realizando os exercícios com intensidade moderada, muitas horas de atividade poderão ser prejudiciais ao seu organismo. Não esqueça de descansar, dormir bem e se alimentar de forma mais saudável. Com essa combinação, você irá deixar a sua imunidade alta por um bom tempo e fugir de certas infecções.

DEIXAR RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor digite seu nome