As intensas rotinas de trabalho, com grandes demandas, prazos curtos e alta competitividade, podem prejudicar nossa saúde física ou mental. Especialistas alertam que o estresse proveniente da atividade profissional pode causar hipertensão, distúrbios gástricos, depressão, síndrome do pânico e outras doenças. 

O local de trabalho é onde passamos grande parte do nosso dia. Por isso, é importante adotar hábitos saudáveis que vão transformar positivamente esse momento. Até mesmo pequenas atitudes podem deixar sua rotina de trabalho mais leve, prevenir doenças e melhorar a sua produção. Reunimos 9 dicas que você pode seguir para manter o ambiente de trabalho saudável. 

1 – Cuide da sua postura 

Verifique se a sua cadeira está na posição adequada e mantenha a coluna ereta para evitar dores no corpo e tensão muscular. Lembre-se que a tela do computador deve estar na altura dos olhos, os dois pés sempre no chão e os braços e punhos apoiados na mesa. Tente também não passar muito tempo na mesma posição.

2 – Faça pausas

Passar horas seguidas fazendo a mesma tarefa é exaustivo e contraproducente. Então, tire pelo menos 10 minutos de descanso a cada hora de trabalho. Utilize esse intervalo para ir ao banheiro ou lanchar. Isso é essencial para diminuir a tensão e dar um gás nas produções do dia.  

3 – Alimente-se bem

Não saia de casa sem um bom café da manhã e evite comer coisas muito gordurosas ao longo do dia, principalmente no almoço. Sabemos que na correria do dia-dia é mais fácil comer lanches rápidos e nada nutritivos, porém, é importante se policiar, dando preferência para as comidas saudáveis e não industrializadas.

4 – Pratique técnicas de relaxamento

Praticar alguns exercícios de respiração ou meditar auxilia na diminuição da ansiedade e das aflições geradas pelo ambiente corporativo. Relaxar alguns minutos também aumenta a concentração e a produtividade.

5 – Mantenha um bom relacionamento com as pessoas 

Conservar a harmonia no ambiente de trabalho deixa a rotina mais leve. Por isso, cultive boas relações, sempre cooperando com seus colegas, oferecendo ajuda e agradecendo. Facilitar a comunicação é outra maneira de manter o clima agradável. 

6 – Movimente-se

Evitar ficar muito tempo parado ajuda a reduzir o estresse. Caminhe um pouco, e, se possível, troque o elevador pela escada ou faça algumas atividades em pé. Você também pode aproveitar os momentos de descanso para fazer alongamentos e melhorar a disposição.

7 – Beba água constantemente 

O nosso corpo precisa estar hidratado para funcionar corretamente. Além disso, beber bastante água ajuda a evitar pedra nos rins e problemas com a voz. Uma boa opção é baixar aplicativos que enviam notificações durante o dia para lembrar o usuário de beber água.

9 – Organize-se 

Defina suas prioridades e encontre a melhor forma de gerenciar o tempo de trabalho que será reservado a cada tarefa. Tente listar as demandas do dia e separá-las por relevância para conseguir se manter dentro dos prazos, evitando o acúmulo de atividades e a sensação de urgência.

8 – Durma bem

Uma rotina com poucas horas de sono é capaz de desequilibrar as funções do organismo. É enquanto dormimos que o corpo recupera suas energias. Estar devidamente descansado melhora o seu humor e deixa a memória mais afiada.

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